Ortopedia Funcional dos Maxilares

 

Especialidade que visa solucionar os problemas de desequilíbrio ósseo, muscular e funcional dos maxilares durante a fase de crescimento e desenvolvimento da criança através de aparelhos removíveis.  Quanto mais precoce for o diagnóstico dos desvios de crescimento melhor o prognóstico.
O desenvolvimento e a funcionalidade normal das estruturas musculares e esqueléticas bucofaciais são observadas em indivíduos que tenham boa herança morfofuncional e que sofram estímulos funcionais adequados. No desenvolvimento da face estão presentes pressões normais das forças musculares de crescimento. A face e a cavidade bucal formam um sistema equilibrado e dinâmico, organizado em funções vitais como sucção, respiração, mastigação e deglutição, além de outras funções  como fala e expressão facial.
Sabe-se que a plasticidade dos tecidos moles e duros na criança permite as interferências provocadas por fatores biomecânicos e funcionais, seja um hábito parafuncional (chupar dedo, chupeta, respiração bucal) ou até mesmo um aparelho removível instalado pelo dentista. O odontopediatra está preparado para interceptar qualquer fator ou hábito que possa prejudicar a boa oclusão dentária. Desta maneira, a intervenção deve ser precoce para que a atuação preventiva seja mais eficiente.
Uma grande vantagem com um tratamento precoce é que ele pode simplificar ou até eliminar um futuro tratamento ortodôntico corretivo, reduzindo a chance, por exemplo, de precisar extrair dentes por falta de espaço.
Às vezes, um pequeno desgaste em um dente certo, na hora certa, pode evitar mordidas cruzadas (quando os dentes inferiores se encaixam na mordida por fora dos superiores) e assimetrias.
Alguns hábitos bucais ruins como chupar dedo, chupeta, respiração bucal, são mais facilmente abandonados na infância, principalmente se houver um esforço conjunto de ortodontista, otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e psicólogo.
Após a estabilidade do crescimento (fase adulta) a correção ortodôntica ficará limitada às movimentações dentárias, enquanto que as correções ósseas severas poderão ser resolvidas somente com cirurgia ortognática (cirurgia dos ossos faciais).

Bem vindos

Na Sorriah a busca pela sua saúde
vai além dos cuidados com a boca.

Para nós, não basta ver os dentes como unidades isoladas. Nosso trabalho é a busca dos detalhes e da harmonia do sorriso, da saúde completa e do bem estar de cada cliente. O resultado pode ser visto na felicidade de um belo sorriso.
Um sorriso Sorriah!

  • Fale conosco 19 3294.6023
    Rua dos bandeirantes, 531
    Cambuí | Campinas.SP

    Agende uma visita
    Seg-Sex | 08h30 - 19h00

Acompanhe-nos agora mesmo pelo

Sorriah 2016. Todos os direitos reservados.

Cereja.in